Ex-prefeito de Areias é alvo de denúncia de suposto esquema de desvio de dinheiro

Os ex-secretários de esportes e da fazenda também são os alvos da denúncia

Redação Band Vale

Ex-prefeito de Areias é alvo de denúncia de suposto esquema de desvio de dinheiro
Ex-prefeito de Areias é alvo de denúncia de suposto esquema de desvio de dinheiro
Caroline Corrêa / TV Band Vale

O ex-prefeito da cidade de Areias, Paulo Henrique de Souza Carvalho, é alvo de uma denúncia de um suposto esquema de desvio de dinheiro. Os ex-secretários de esportes e da fazenda também são os alvos da denúncia.

De acordo com a Prefeitura da cidade, os suspeitos faziam a transferência de recursos de uma conta do município para contas pessoais deles. Cerca de R$400 mil reais em transferências foram identificados no possível esquema.

Na denúncia, a prefeitura diz que as transferências não correspondiam a despesas autorizas ou previstas em processos de contratação. O ex-prefeito é apontado como participante ativo na facilitação dos desvios.

A administração municipal realizou na última terça-feira (4), uma queixa contra o ex-secretário da fazenda André Paes Machado, após uma investigação que aponta para a transferência de recursos da conta da prefeitura para contas pessoais dos mesmos, sem qualquer vínculo com empenhos legais ou pagamentos a fornecedores devidamente registrados.

As transações financeiras, que somam R$405.916,10, ocorreram de maneira sistemática, mas não correspondiam a despesas autorizadas ou previstas nos processos de contratação da prefeitura. Outro agravante é que não havia qualquer empenho de recurso público que justificasse os pagamentos. Ou seja, o dinheiro público foi desviado sem que houvesse sequer uma formalidade mínima para documentar a transação.

Com base nas informações colhidas pela Prefeitura de Areias, e que consta na queixa crime realizada contra os acusados, as transferências eram realizadas diretamente para as contas pessoais do ex-secretário da fazenda.

Ainda segundo as informações da atual administração, André Paes, ao ser interrogado, admitiu que sacava o dinheiro da conta da prefeitura com o intuito de realizar pagamentos de fornecedores, mas sem o devido processo de licitação ou qualquer comprovação de que esses serviços foram prestados.

Ainda de acordo com as informações apuradas, André mais de 80 transferências, 79 para ele mesmo e quatro para o sobrinho dele, que é o secretário de esportes.

O esquema levanta sérias questões sobre a gestão pública durante o mandato do ex-prefeito Paulo Henrique, que, segundo os relatos, teria participado ativamente da facilitação dos desvios.

Agora o caso está nas mãos das autoridades, e os envolvidos podem responder criminalmente se a fraude for comprovada. Além das denúncias, a prefeitura enfrenta uma crise financeira. 

Dívidas da gestão passada resultaram no bloqueio de repasses e no atraso no pagamento dos servidores. A prefeitura afirma que com apenas 34 mil reais em caixa, não há recursos para salários da saúde e férias dos professores.

O Jornalismo da Band Vale tenta contato com os envolvidos na acusação e assim que receber um posicionamento, essa matéria será atualizada.

O que diz a defesa de André 

"Diante das recentes notícias veiculadas sobre uma suposta denúncia envolvendo a gestão municipal de Areias, o ex-secretário da Fazenda, André Paes Machado, vem a público esclarecer que não tem qualquer envolvimento com os fatos mencionados e repudia qualquer insinuação que tente associá-lo a condutas ilícitas. Ressalta-se que André Paes Machado não foi interrogado por nenhuma autoridade policial ou judicial e que as alegações feitas contra ele não possuem qualquer validade jurídica, tratando-se apenas de declarações sem o devido amparo legal ou probatório. Além disso,  André Paes Machado tem enfrentado graves problemas de saúde psicológica, o que torna ainda mais necessária a cautela ao tratar de acusações sem qualquer base concreta para não agravar mais ainda sua saúde. O ex-secretário reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade e se coloca à inteira disposição das autoridades competentes para prestar esclarecimentos e demonstrar que sempre atuou dentro da legalidade e em prol do interesse público."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais