Exemplo no combate à pandemia, Ilhabela está há mais de 30 dias sem mortes por covid-19

Município do Litoral Norte está desde o dia seis de março sem óbitos registrados; 70% da população já foi testada

Redação Band Vale, com Vale Urgente

Toninho Colucci comemorou os números durante entrevista ao apresentador Tony Bleid TV Band Vale
Toninho Colucci comemorou os números durante entrevista ao apresentador Tony Bleid
TV Band Vale

lhabela está há mais de 30 dias sem registrar mortes por covid-19. A informação foi confirmada pelo prefeito Toninho Colucci (PL), nesta terça-feira, 20, no programa Vale Urgente da TV Band Vale.

Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde apontam que a última morte por covid-19 foi registrada no dia 16 de março. Portanto, o município está, nesta quarta-feira, 21, há 37 dias sem confirmação de óbitos pela doença.

Ao todo, desde o início da pandemia, Ilhabela registrou 32 óbitos, e um total de 5.878 confirmações do coronavirus. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade também é uma das que mais fez testes pra identificação do vírus no Brasil. Foram 25.121 até agora - 70% da população já foi testada.

Os índices de internação também chamam a atenção: 16% nas UTIs e 13% nas enfermarias.

Em entrevista dada no Vale Urgente, o prefeito Toninho Colucci, comemorou os resultados, e destacou que ações antecipadas foram feitas para chegar a esse resultado neste ano. 

“Desde janeiro modificamos o controle dos pacientes que passam pelo gripário com síndrome gripal. Acompanhamento diário nas residências. Dobramos o número de ônibus nas ruas, e aí não tem mais aglomeração”, pontuou.

O prefeito ainda reforçou que o controle de acesso aos finais de semana continuará sendo feito. A travessia de balsas poderá ser feita somente com a apresentação de teste negativo da covid-19.

“Nos finais de semana – sexta, sábado e domingo – a gente exige o teste negativo para o turista entrar na cidade. Tudo isso faz parte de uma estratégia para tentar manter essa doença sobre controle”, concluiu Colucci.

Ilhabela, juntamente de todas as demais cidades da região, está na chamada “Fase de Transição” do Plano São Paulo. Atividades comerciais e religiosas estão permitidas, mas com restrições de lotação e horário. O uso das praias está liberado, desde que seja apenas para atividades individuais. 

O município deve avançar para a Fase Laranja no próximo dia 24 de abril.

Mais notícias

Carregar mais