Após um trabalho conjunto entre o Exército e a Defesa Civil foi concluída na tarde deste sábado (9) a construção de uma ponte provisória na comunidade Folha Seca, bairro que estava com cerca de mil moradores ilhados após a única entrada do local ser arrastada por uma forte chuva que atingiu Ubatuba na última quinta-feira (7).
Durante a operação, as equipes do Comando Militar do Sudeste (CMSE) fizeram a passagem de um cabo de ferro de uma margem a outra do Rio Escuro, visando dar sustentação aos materiais flutuantes. Na sequência, foi instalada a passarela de ferro, em placas pré-moldadas. Para dar maior segurança aos pedestres durante a travessia, foram instalados cabos laterais, evitando que as pessoas caiam na água.
A previsão é que a passagem provisória fique instalada no bairro até a construção de uma nova ponte definitiva — ainda sem definição de data pela Prefeitura.
Durante o período de isolamento do bairro, o governo estadual transportou cerca de 25 toneladas de mantimentos via helicóptero Águia da Polícia Militar.
A cidade de Ubatuba decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a cidade desde a última quinta-feira (7). Em 72 h foram registrados mais de 350 milímetros de chuva. A rodovia Oswaldo Cruz, principal acesso ao município, está com o trecho de serra interditado devido a vários deslizamentos de terra.