Faculdade contabiliza estragos após alagamento por chuva forte em São José

Ao menos 13 escolas municipais também tiveram registro de ocorrências em razão das chuvas, principalmente nas regiões Norte e Centro

Redação Band Vale

Na tarde de ontem (28), uma forte chuva que atingiu a região de São José dos Campos causou prejuízos em uma universidade da cidade. 

Segundo a assessoria de imprensa da Unifesp, quando a chuva terminou, no fim da tarde, a água baixou, mas os danos e estragos estão sendo mensurados ainda pela direção do ICT/Unifesp desde o início desta manhã (01).

Em nota

O campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em São José dos Campos (SP) registrou danos em seis laboratórios de pesquisas no final da tarde de ontem (28), em função do forte temporal registrado na cidade, cujos dados apontaram precipitação de 47 mm de chuva em apenas meia hora, segundo informação da Defesa Civil local.

O serviço de limpeza teve início nesta manhã de quarta-feira (1º), assim como o levantamento inicial dos prejuízos e danos que está sendo conduzido pelo corpo docente e por servidores administrativos da Instituição. A direção do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp solicitou à Prefeitura Municipal de São José dos Campos equipamento para retirada da lama remanescente, assim como apoio de um caminhão pipa para a conclusão do serviço de limpeza nas dependências afetadas no campus.

Sobre as chuvas em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos montou uma força-tarefa para solucionar os danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde desta terça-feira (28). Os pluviômetros monitorados pela Defesa Civil registraram 47 milímetros na região central e 45 milímetros na região norte (equivalente a dois dias de chuva em apenas 30 minutos).

Foram mobilizadas equipes das secretarias de Manutenção da Cidade, Mobilidade Urbana, Educação, além da Defesa Civil.

A Prefeitura já está nas ruas para realizar a limpeza, desobstrução das vias, remoção de árvores e galhos.

Houve registro de queda de árvore nos seguintes locais: rua Jaguari (Vila Sinhá), rua Humaitá (centro), rua engenheiro Demerval Veras com rua Professor Sebastião Paulo de Toledo (Vila Industrial), além de queda de muro na Rodovia SP-50 (região norte).

Também foram registrados alagamentos na região central (avenidas Nelson Dávila, Paraibuna, Adhemar de Barros, São João, Francisco José Longo, Eduardo Cury, Teotônio Vilela, Maestro Egídio Pinto e rua Turquia) e nos bairros Águas de Canindu e Freitas, na região norte.

Na avenida Brasil, no bairro Capuava, região sudeste da cidade, o revestimento asfáltico cedeu em alguns trechos.

Defesa Civil

Equipes estão vistoriando bairros na região norte (próximos ao Rio Buquira) e bairros da região sudeste (próximos ao Rio Cambuí).

A Defesa Civil interditou cinco casas na região central de São José dos Campos. As famílias foram encaminhadas para a casa de familiares e abrigos municipais.

Educação

Ao menos 13 escolas municipais tiveram registro de ocorrências em razão das chuvas, principalmente nas regiões Norte e Centro. Equipes da manutenção e limpeza da Secretaria de Educação trabalham nos locais para restabelecimento do atendimento aos alunos nesta quarta-feira (1).

Mais notícias

Carregar mais