Conforme a campanha de vacinação contra Covid-19 avança no Brasil, surgem denúncias ou até flagrantes de vacina não aplicada nos pacientes.
Em Jacareí, duas técnicas de enfermagem foram demitidas não colocarem a seringa no paciente, mas não injetarem o líquido. A Polícia Civil investiga se há outros casos. Em São Paulo, também é apurada uma ação semelhante.
Para explicar como o paciente pode saber se a vacina foi aplicada da forma correta, a reportagem do bandvale.com conversou com Stella Zolner, professora da Universidade de Taubaté.
A médica deu dicas que os pacientes podem se atentar na hora da vacina. Confira:
1 - Leve um acompanhante: “Principalmente no caso de idosos, o recomendado é que o paciente sempre esteja acompanhado de um familiar que possa auxiliá-lo. O idoso pode ter dificuldade de movimentação ou de visão, o que facilitaria um possível golpe de pessoa mal-intencionada”.
2 – Peça para ver a seringa: “Muitos profissionais têm mostrado o líquido da seringa antes da aplicação e depois a seringa vazia. O paciente tem o direito de fazer esse pedido ao profissional que aplica a vacina”.
3 – Filmar ou fotografar: “Isso é facilmente executado e não é nada demais. Apenas peça antes ao profissional que irá aplicar a vacinação”
4 – Sala fechada: “Em uma sala de vacina, é possível pedir para ver o líquido ser tirado na sua frente do frasco. A vacina precisa ser mantida em uma temperatura de conservação, então, na sala isso é possível".
5 - Drive-thru: Na vacinação em drive-thru, isso já é mais complicado, pois o frasco fica em uma caixa térmica, e a injeção deve ser aplicada rapidamente depois de retirada da caixa. É importante ficar atento no momento da aplicação"