A Prefeitura de Cruzeiro anunciou na tarde de ontem (5) o fim das atividades da E.S.C, a Escola Superior de Cruzeiro.
Segundo a Prefeitura, a autarquia municipal sofreu grandes perdas com a pandemia e os cofres da cidade não estavam conseguindo arcar com o custo.
As atividades da Escola Superior de Cruzeiro estão suspensas por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelas redes sociais da prefeitura na manhã desta quinta-feira.
O motivo da suspensão, de acordo com a administração municipal, são as dívidas e prejuízos financeiros acumulados ao longo dos últimos três anos, devido a pandemia.
Segundo a Prefeitura, em 2022, os débitos com a instituição chegaram a cerca de 1,8 milhão de Reais, e foram divididos em parcelas mensais de 150 mil.
Já para 2023, a estimativa era de um prejuízo ainda maior, obrigando um aporte financeiro de aproximadamente 3 milhões de Reais.
Devido à falta de recursos e a impossibilidade de retirar verbas de áreas como saúde, educação e assistência social, a prefeitura optou por desativar a faculdade.
Somente as atividades esportivas realizadas no campus local, por meio do Departamento de Esportes, serão mantidas normalmente.
Questionada a Prefeitura respondeu que sabe da importância da instituição, fundada em 1969, formando diversos profissionais da cidade e região, mas que o atual momento não permite dar continuidade nos trabalhos acadêmicos.
A administração acrescenta que não haverá prejuízo para alunos e ex-alunos, e que dúvidas poderão ser sanadas na coordenação da universidade.
Mesmo assim os alunos questionam a gestão municipal, afirmando que a decisão não foi comunicada a eles, e que os mesmos terão que abandonar a graduação em andamento.