
As fortes chuvas que atingiram o Vale do Paraíba na noite desta quarta-feira (5), causaram diversos estragos em algumas cidades da região. Aparecida foi a cidade de todo o estado de São Paulo em que mais choveu.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram 59mm de acumulado de chuva nas últimas 24h. Os bairros mais atingidos com a tempestade foram Ponte Alta, São Roque e Itaguaçu. A cidade também registrou fortes rajadas de vento, de mais de 90 km/hora.
A Defesa Civil de Aparecida registrou oito quedas de árvores e cinco pontos de alagamentos. Na Vila Mariana, a Defesa Civil foi chamada para uma ocorrência em uma das entradas do condomínio da CDHU. A vistoria inicial identificou necessidade de interdição dessa estrutura, mas sem necessidade momentânea de remoção de famílias.
A tempestade que atingiu a região também castigou Guaratinguetá e causou alagamentos, queda de árvore e queda de telhado. Segundo a Defesa Civil municipal, os bairros afetados pelo alagamento foram Jardim Bela Vista, Beira Rio e Parque do Sol.
Uma queda de árvore na Rua Guaranís atingiu a estrutura do prédio da Assistência Médica Especializada (AME), causando danos que serão avaliados posteriormente. Outra árvore caiu na Avenida Gustavo Molica, interditando o trânsito.
Em São José dos Campos, a Defesa Civil municipal informou que pela Via Oeste, no Jardim das Indústrias houve o deslizamento de terra que afetou a base de um terreno, atingindo os fundos de duas residências no mesmo local. Após vistoria, a equipe optou pela interdição parcial dos dois imóveis.
Pelo bairro Sertãozinho, houve deslizamento de outro terreno em via pública, equipes da prefeitura desobstruíram a passagem de transeuntes e realizaram a limpeza do local. Houve também queda de três árvores em via pública pela região Central.
Não houve relatos de vítimas, desabrigados ou desalojados.