Em Guaratinguetá, o hospital Frei Galvão iniciou atendimentos de média e alta complexidade e passa a ser um hospital Regional Estruturante. Essa regionalização acontece depois de um convênio firmado com o Governo do Estado e da necessidade de atender as cidades da região.
Em janeiro deste ano foi lançada a Pedra Fundamental do Hospital Regional de Cruzeiro, que só tem previsão de ficar pronto daqui aproximadamente 3 ou 4 anos. A expectativa é que a unidade atenda o Vale Histórico e o Circuito da Fé.
Mas por conta da alta demanda nos atendimentos regionais, o Hospital Frei Galvão iniciou novos serviços de média e alta complexidade. Segundo a direção da unidade, haverá a ampliação de leitos de UTI, reforço do suporte neonatal e também suporte cirúrgico, além de internação de clínica médica.
O hospital Frei Galvão já faz um serviço de alta complexidade no campo de saúde suplementar, ou seja, o regional de Cruzeiro terá as Santas Casas de Lorena e Guaratinguetá como hospitais auxiliares.
O Frei Galvão tornou-se um hospital referência para a região sem ligação qualquer com o regional de Cruzeiro. Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que, desde este mês, o hospital Frei Galvão de Guaratinguetá possui contrato com o governo de São Paulo para garantia da continuidade de procedimentos realizados pela unidade./
O valor/teto MAC pelo SUS para estes serviços será repassado mensalmente pelo Governo Estadual.