Band Vale

Funcionários da Novelis fazem paralisação em protesto contra excesso de jornada

Paralisação durou cerca de uma hora

Redação Band Vale 07/07/2022 • 11:07
Funcionários da Novelis fazem paralisação em protesto contra excesso de jornada
Funcionários da Novelis fazem paralisação em protesto contra excesso de jornada
Reprodução/ Sindmetal

Trabalhadores da Novelis realizaram uma paralisação na fábrica de Pindamonhangaba na manhã desta quinta-feira (07). O motivo é a longa jornada de trabalho que a empresa tem submetido os metalúrgicos de diversos setores a cumprir.

De acordo com o sindicato, há funcionários que trabalham durante 12 horas diárias e devido à exaustão, dois acidentes de trabalho já aconteceram na unidade. O Sindmetal relata que uma das ocorrências foi no mês passado, por conta da utilização de uma talha de baixa capacidade para levantamento de uma peça sob recomendação da chefia para agilizar o serviço, três funcionários ficaram feridos pois a talha não resistiu ao peso. Eles foram hospitalizados, mas passam bem.

Os funcionários alegam que a sobrecarga de trabalho ocorre porque a Novelis dispensou a mão de obra da fábrica e não fez novas contratações.

A empresa confirmou a paralisação por meio de nota e afirma que a manifestação não impactou a produção. A Novelis afirma ainda, que segue rígidos padrões de segurança, seguindo as normas vigentes. 

Confira a nota na íntegra:

A Novelis confirma a ocorrência de manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos em Pindamonhangaba/SP, hoje (07/07) pela manhã, a qual já foi finalizada e não impactou a produção.  O acesso à fábrica está regularizado.

A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, é uma empresa com padrões rígidos de conformidade, gestão e segurança, seguindo fielmente as normas vigentes em nosso país e com procedimentos até mais rigorosos. Como sempre fez, respeita as atividades desenvolvidas pelas entidades de classe, bem como preza pelo diálogo transparente e sincero, de forma pacífica e organizada.

A Novelis reforça que a segurança do trabalho, a integridade e a saúde de seus profissionais são prioridades para a companhia e um compromisso inegociável.