A Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), criou novas oficinas com objetivo de fortalecer e oferecer capacitação às pessoas interessadas no audiovisual.
Em 2023 a instituição oferece 20 oficinas na área e ainda há vagas disponíveis. Em 30 anos da instituição, nunca houve tanta oportunidade na área.
Nas oficinas de fotografia, do iniciante ao avançado, os alunos poderão aprender a fotografar da melhor forma com os equipamentos que tem disponíveis, como celulares, tablets, câmeras amadoras ou profissionais e há atualmente aulas em todos os Polos Culturais, em vários horários e dias da semana, para pessoas acima de 14 anos.
Para saber detalhes de dias e horários, os interessados podem acessar Oficinas Culturais – FUNDACC e ligar no Polo mais próximo de sua residência.
Para quem quer realizar algum projeto audiovisual, tudo começa pelo roteiro. Desde um documentário até um longa-metragem, os alunos irão aprender como desenvolver o seu roteiro do ponto de vista técnico e criativo.
Nesta área, a Fundacc oferece aulas na Biblioteca Afonso Schmidt às segundas-feiras, das 18h às 20h e no Polo do Perequê Mirim, também com idade acima de 14 anos, às quintas-feiras, das 18h às 20h.
Oficinas de cinema estão sendo oferecidas nos Polos do Pegorelli nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h e no Olaria, sextas-feiras, das 15h às 17h para jovens acima de 10 anos. Já no Polo Perequê-Mirim, aulas às terças-feiras, das 18h às 20h, para pessoas a partir de 12 anos. Nas oficinas de cinema, os alunos irão realizar um curta-metragem, passando por todas as etapas de uma produção e assim irão aprender que é possível fazer um filme com poucos recursos mantendo uma qualidade que beira ao profissional.
Há também a oficina de design gráfico oferecida na Biblioteca Afonso Schmidt, terças, quartas ou quintas – feiras, das 18h às 21h, para interessados acima de 14 anos. Utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet e acessíveis em computadores ou celulares, os alunos irão aprender como criar imagens para seus projetos, assim como realizar a gestão de redes sociais, sejam particulares ou para empreendimentos.
“Para mim é um prazer fazer parte deste grande momento para a cultura de Caraguatatuba. Com investimentos na pasta, temos a possibilidade de formar profissionais que irão atuar no município e fomentar o setor, podendo concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo, Fundo Municipal de Cultura e Aldir Blanc 2, gerando renda para os alunos através da sua arte”, enfatiza Eliotty Caetano, coordenador de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc.