GAECO realiza operação para combater fraudes na guarda e remoção de veículos

Ação foi realizada em algumas cidades, incluindo duas da RM Vale, para cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão

Redação Band Vale

GAECO realiza operação para combater fraudes na guarda e remoção de veículos
Policiais do GAECO em operação
Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) liderou a Operação Pitágoras, destinada a aprofundar investigações sobre uma suposta organização criminosa composta por empresários do setor de pátios de estacionamento e guinchos. A ação foi realizada nesta quarta-feira (20) em algumas cidades da RM Vale. 

A operação visa desmantelar um esquema fraudulento envolvendo procedimentos licitatórios relacionados à guarda e remoção de veículos apreendidos por delegacias seccionais e outros órgãos públicos, além de outras atividades ilícitas. Além das acusações de organização criminosa, as investigações também abrangem crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A Justiça de São José dos Campos emitiu um total de 34 mandados de busca e apreensão, os quais estão sendo executados não apenas na referida cidade, mas também em locais como Cruzeiro, São Paulo, Barueri, Osasco, Cotia, São Lourenço da Serra, Santo André, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Campinas, São José da Bela Vista, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Itirapina, Regente Feijó, Casa Branca, Onda Verde e Porto Feliz.

A operação é fruto de uma investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo iniciada com base em relatórios da 1ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil de São José dos Campos, os quais apontaram indícios de conluio entre empresas que participaram de pregões eletrônicos em delegacias seccionais daquela região. 

Novas evidências coletadas pelo GAECO sugerem que diversas pessoas jurídicas estiveram envolvidas em pregões e contratos com órgãos públicos em várias partes do estado de São Paulo. As investigações também indicam que os contratos foram firmados por possíveis "laranjas" e não foram adequadamente cumpridos, havendo relatos de desvio de veículos e uma série de problemas para os usuários dos serviços.

Mais notícias

Carregar mais