Uma operação conjunta terminou com a apreensão de mais de 100 quilos de cobre sem comprovação de origem em São José dos Campos nesta quinta-feira (26). Cinco pontos comerciais de sucata foram fiscalizados.
A Operação Ferro Velho foi realizada pela Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil, além do Departamento de Fiscalização. Os estabelecimentos de comércio de sucata vistoriados foram interditados.
A ação foi realizada em galpões das regiões leste e sudeste da cidade e tinha como objetivo identificar possíveis receptadores de fios de cobre roubados na cidade.
Ao todo, 100Kg de cobre sem comprovação de origem foram apreendidos, além de seis lixeiras da Urbam (Urbanizadora Municipal) de 240 litros cada, 41 caixas de armazenamento de medicamentos e um patinete.
A operação deflagrada nesta quinta foi a segunda ação em ferro velho para impedir a prática criminosa de roubo de cobre na cidade. O material é vendido irregularmente a galpões de sucatas, de acordo com a Prefeitura de São José dos Campos.
Na primeira operação, realizada em 13 de maio, foram apreendidos 239 Kg de cobre sem comprovação de origem. O material estava avaliado em R$ 10 mil.