Band Vale

Saiba as diferenças entre obstetra e ginecologista

Entenda as diferenças entre os trabalhos e ações de um obstetra e de um ginecologista

Conteúdo de Marca - Webfoco + Pippe

Ginecologista
Ginecologista
Banco de Imagens

Veja as diferenças entre obstetra e ginecologista

Um obstetra e um ginecologista são profissionais da área médica especializados em cuidar da saúde da mulher, especialmente do sistema reprodutivo feminino. Embora esses dois profissionais tenham áreas de atuação semelhantes e muitas vezes sejam confundidos, existem diferenças importantes entre eles.

Ginecologista 

O ginecologista é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças do sistema reprodutor feminino, incluindo órgãos como útero, ovários, trompas de falópio e vagina. Ele também cuida da saúde da mulher em diferentes fases da vida, desde a adolescência até a menopausa. 

Além disso, o ginecologista realiza exames de rotina, como o exame de Papanicolau, e orienta sobre métodos contraceptivos e saúde sexual.

Obstetra 

Por outro lado, o obstetra é o médico especializado no acompanhamento da gravidez, parto e pós-parto. 

Ele cuida da saúde da gestante, do desenvolvimento do feto e da realização do parto, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê, podendo inclusive realizar cirurgias ginecológicas relacionadas à gravidez, como a cesariana.

Casos de exceção

No entanto, é comum que muitos profissionais atuem nas duas áreas, sendo chamados de obstetra-ginecologista (OB-GYN). 

Esses médicos são capazes de oferecer cuidados tanto ginecológicos quanto obstétricos, proporcionando um atendimento abrangente à saúde da mulher.

Consulte, sempre, um especialista

Nos hospitais de Uberlândia, você encontra tratamentos e tecnologias em ginecologia e obstetrícia, oferecendo cuidados específicos para as mulheres da região. Os profissionais especializados estão preparados para atender às necessidades específicas de cada paciente, incluindo cardiologista, para garantir acompanhamento personalizado e seguro em todos os processos. 

Além disso, é importante fazer consultas com outros tipos de profissionais, como o dermatologista para cuidar da saúde da pele, um cuidado necessário mas que nem sempre está no topo da lista das prioridades.  

Tópicos relacionados