Band Vale

Grêmio X Internacional: curiosidades sobre o clássico Grenal

Artigo mergulha na história centenária, feitos épicos e na cultura que envolve esse confronto.

Conteúdo de Terceiros

Grenal
Grenal
Reuters/Diego Vara/ Agência Brasil

O futebol brasileiro é palco de rivalidades apaixonantes, mas poucas são tão intensas e duradouras quanto o clássico Grenal, que envolve os gigantes Grêmio e Internacional. 

Neste artigo, exploraremos as curiosidades que fazem do Grenal um dos maiores espetáculos do esporte no Brasil, mergulhando na história centenária, feitos épicos e na cultura que envolve esse confronto.

História centenária do Grenal: o nascimento de uma rivalidade

O Grêmio foi fundado em 1903, enquanto o Internacional surgiu em 1909. Essa diferença de apenas seis anos foi suficiente para criar uma rivalidade que transcende gerações. 

Desde o primeiro confronto, em 1909, quando o Grêmio venceu por 10 a 0, a rivalidade Grenal começou a moldar a história do futebol gaúcho.

Número expressivo: 437 e contando

Ao longo dos anos, Grêmio e Internacional se enfrentaram em 437 Gre-Nais, estabelecendo um recorde de confrontos que alimenta a chama dessa rivalidade. Cada jogo é uma oportunidade de reescrever a história e adicionar novos capítulos a essa saga futebolística.

Feitos épicos: legado de Grêmio e Internacional

A rivalidade Grenal não é apenas sobre os confrontos em si, mas também sobre os feitos épicos dos dois clubes. O Grêmio dominou a década de 1980, conquistando a América, o Brasil e o Mundo. 

O Internacional respondeu nas décadas seguintes, com títulos internacionais, mostrando que a rivalidade é um catalisador para grandes conquistas.

Alternância de dominância: uma rivalidade sempre viva

O Grenal testemunhou períodos de domínio tanto do Grêmio quanto do Internacional. A alternância de poder cria uma dinâmica única, mantendo a rivalidade sempre viva e imprevisível. Cada clube, em sua fase dominante, buscou não apenas vencer o outro, mas também consolidar seu lugar na história do futebol.

Cultura local: paixão que transcende o futebol no Grenal

Em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, a rivalidade Grenal vai além do campo. Ela se tornou parte integrante da cultura local, refletindo-se nas ruas, nos bares e nas conversas do dia a dia. Torcedores do Grêmio e Internacional carregam consigo não apenas as cores do time, mas uma identidade forjada na paixão pelo clássico.

Estádios separados do Grenal: uma divisão física e emocional

A separação de estádios é uma curiosidade peculiar do Grenal. A ideia de que cada clube deve ter sua própria casa cria uma divisão física que reflete a rivalidade histórica. A Arena do Grêmio e o Beira-Rio são palcos de emoções intensas, onde cada torcida busca fazer valer seu mando de campo.

Momentos históricos: recordando alguns Gre-Nais memoráveis

Primeiro Grenal da Arena (2013)

Em 2013, a Arena do Grêmio foi palco do primeiro Grenal, válido pelo Campeonato Brasileiro. O empate por 1 a 1 marcou um capítulo importante na história do estádio, com gols de Barcos e Leandro Damião.

Grenal dos 5 a 0 (2015)

Um dos capítulos mais memoráveis aconteceu em 2015, quando o Grêmio aplicou uma goleada histórica de 5 a 0 sobre o Internacional. Giuliano, Luan, Fernandinho e um gol contra de Réver entraram para a história como a maior vitória gremista em Grenais.

Grenal da América (2020)

Em 2020, o Grenal pela Libertadores foi marcado por uma confusão generalizada que resultou na expulsão de oito jogadores. O jogo terminou em 0 a 0, mas ficou na história como o último antes da suspensão dos jogos devido à pandemia de COVID-19.

Primeiro Grenal de Luis Suárez: uma estreia memorável (2023)

O Grenal 438, realizado em março de 2023, entrou para a história como o primeiro jogo de Luis Suárez no clássico. O Grêmio venceu por 2 a 1, com gols de Vina e Carballo, enquanto Alan Patrick descontou para o Internacional. Uma estreia que ficará marcada na memória dos torcedores.

Grenal com apenas uma torcida (2021)

O Grenal 434, disputado em 6 de novembro de 2021, foi mais do que um confronto futebolístico. Foi um capítulo único na longa história da rivalidade Grenal. 

Nesta partida, algo incomum aconteceu: o Internacional enfrentou o Grêmio diante de uma arquibancada preenchida exclusivamente pelos torcedores colorados. Uma decisão marcante, pois o Grêmio estava sob uma suspensão que resultou na ausência de sua torcida.

Antes do Grenal 434, o Grêmio enfrentou penalidades decorrentes de incidentes envolvendo a invasão e depredação do campo em jogos anteriores. 

Como resultado, o clube foi punido com a proibição da presença de seus torcedores na partida contra o Internacional. Uma decisão que adicionou um elemento extra de tensão a um clássico já carregado de emoções.

Estádio lotado com apenas uma voz no Grenal

O Beira-Rio, naquela tarde, viu uma cena incomum: 25.000 torcedores do Internacional lotaram o estádio, criando uma atmosfera peculiar. 

O som das arquibancadas era uníssono, uma sinfonia apaixonada de apoio exclusivamente colorado. A ausência da torcida gremista criou um ambiente diferenciado, onde o barulho ensurdecedor era exclusivamente em prol do Internacional.

O jogo em si foi tenso e disputado, com o Internacional buscando tirar proveito do apoio maciço de sua torcida. Aos 40 minutos do primeiro tempo, Taison se tornou o protagonista do Grenal 434 ao marcar o único gol da partida. O Beira-Rio explodiu de alegria, e a vitória por 1 a 0 solidificou a importância desse Grenal singular.

Reflexões sobre a torcida única

A partida com torcida única provocou debates sobre a dinâmica dos clássicos e as implicações de uma arquibancada unilateral. A experiência única vivida pelos torcedores colorados levantou questões sobre como essa abordagem poderia influenciar futuros confrontos. 

As discussões sobre a segurança, rivalidade e paixão no futebol ganharam destaque após esse Grenal específico.

Um capítulo memorável na história do Grenal

O Grenal 434 com torcida única entrou para a história como um capítulo singular e inesquecível na longa saga do clássico Grenal. Foi um episódio que transcendeu os limites do campo, mostrando que a rivalidade entre Grêmio e Internacional é capaz de criar situações únicas e imprevisíveis. 

Este jogo destacou não apenas a força das torcidas, mas também a capacidade do futebol em surpreender, emocionar e gerar debates que vão além dos gramados.

Uma rivalidade sem fim

O clássico Grenal é muito mais do que um mero jogo de futebol. É uma celebração da paixão, da história e da identidade de uma região. Com uma rivalidade que transcende o campo, Grêmio e Internacional continuam a escrever uma história que se renova a cada novo confronto. E, enquanto houver um Grenal a ser disputado, essa rivalidade permanecerá viva, eternizando-se no coração dos gaúchos e de todos os amantes do futebol brasileiro.

Tópicos relacionados