Band Vale

Grupo de orcas é avistado em arquipélago de São Sebastião, veja vídeo

Nos últimos dias, esses cetáceos têm sido vistos transitando pelo Litoral Norte paulista

Redação Band Vale

Um grupo de Orcas que passeia pelo Litoral Norte de São Paulo foi avistado mais uma vez, agora nas proximidades do Refúgio de Alcatrazes, em São Sebastião, um arquipélago que serve como importante unidade de conservação marinha. O avistamento ocorreu na última quarta-feira (27), chamando a atenção dos observadores da vida marinha e dos especialistas em conservação.

Nos últimos dias, esses cetáceos têm sido vistos transitando pelo canal Ilhabela/São Sebastião, causando interesse e curiosidade entre os moradores locais e os amantes da natureza. A passagem das orcas por Alcatrazes ressalta a relevância da área como um habitat natural e ponto de parada para diversas espécies marinhas.

O grupo de orcas parece estar se deslocando pela região, utilizando Alcatrazes como um local de alimentação. Um vídeo do avistamento, registrado por Lucas Capella, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra um dos indivíduos com uma raia na boca, sugerindo atividade alimentar.

Passeio pelo Litoral Norte de SP

Durante uma expedição de pesquisa nos mares de Ilhabela realizada no começo da semana, uma equipe de pesquisadores encontrou com esse mesmo grupo de orcas na região sul do arquipélago. O grupo de orcas, composto por sete indivíduos, incluindo dois machos adultos, entre eles o Almirante, duas fêmeas adultas e três juvenis, estava interagindo entre si e caçando raias-ticonha (Rhinoptera bonasus). As imagens desse encontro impressionante foram capturadas pelo fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira, que compartilhou o momento nas redes sociais. 

Orcas

As orcas, também conhecidas como baleias-assassinas, são os maiores golfinhos e predadores do oceano. Reconhecíveis pela sua coloração preta e branca, são animais inteligentes e sociáveis, comunicando-se através de uma variedade de sons distintivos e utilizando a ecolocalização para se orientar e caçar. 

Demonstram uma destreza impressionante na busca por alimento, alimentando-se de uma variedade de presas e utilizando estratégias cooperativas de caça. Apesar da sua reputação, as orcas desempenham papéis essenciais nos ecossistemas marinhos, merecendo respeito, admiração e proteção.

Tópicos relacionados