Guaratinguetá e Aparecida estão em estado de alerta para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e também de outras doenças.
Com as chuvas das últimas semanas, e a chegada do período mais quente – que favorece a criação do mosquito – as duas cidades registraram na última ADL, a Análise de Densidade Larvária, índices bem preocupantes.
GUARATINGUETÁ
Guaratinguetá, por exemplo, o índice breteau, que mede a infestação, ficou em 4,2. Os órgãos de saúde já consideram qualquer número acima de 1, como iminente estado de proliferação.
O alerta na cidade é que se a população não colaborar, o próximo trimestre pode ter uma situação de epidemia de dengue no municio.
Guará já planeja intensificar as ações em várias áreas críticas com o apoio da Operação Catabagulho, além de medidas de controle de criadouros por meio da nebulização.
APARECIDA
Já em Aparecida, o IB ficou em 3,2 na última a ADL. O número é inferior ao que foi registrado em novembro, mas ainda coloca o município em estado de atenção.
De acordo com a Coordenadora do Centro de Controle de Endemias na cidade, Deise da Silva, a população deve comunicar a prefeitura, em casos de descumprimento das normas de segurança e proteção contra a dengue.