Band Vale

Guaratinguetá: Bairro do Gomeral é opção para turismo em época de inverno

A localidade encanta por suas belas paisagens, e oferece muitas atrações

VICTOR FRANQUEIRA (UNIFATEA)

Guaratinguetá: Bairro do Gomeral é opção para turismo em época de inverno
Divulgação

O inverno chegou, e com isso, aqueles que curtem uma boa viagem para lugares calmos e aconchegantes, já começam a procurar opções em localidades no Vale do Paraíba. E uma dessas predileções, se voltam para o Gomeral, bairro localizado na cidade de Guaratinguetá (SP), distanciado à 20 km do Parque Estadual de Campos do Jordão, e considerado território estratégico para a conservação de recursos naturais.

A apreciação do local se faz jus ao panorama representado pelas florestas e montanhas altas, e por estar centrado no coração da Mata Atlântica, bioma predominante da região Sudeste e um dos principais do Brasil. A paragem também é um espaço requisitado para o caminho de trilhas a espaços como a Cachoeira da Onça, Trilha da Pedra Grande, Vale Encantado, Pedra do Macaco, entre outros. A rota abre passagem aos que buscam conexão religiosa, sendo que é caminho aos Santuários de Nossa Senhora Aparecida e Santo Frei Galvão.

Com forte destaque a tradição do café, os estabelecimentos comerciais do Gomeral ganham cada vez mais retorno financeiro, seja com o caminho da fé traçado por romeiros e peregrinos, ou por quem deseja estar em contato com a natureza, como destacou Tânia Venâncio, empresária do Café no Caminho, dizendo que seria um retorno imediato o investimento em uma instauração gastronômica, graças a esses movimentos que aumentam todo ano. 

Além disso, a ascendência da culinária caipira está presente, com proeminência de cogumelos e trutas, que obtém uma festa renomada em sua homenagem, o “Festival da Truta do Gomeral”, atraindo muitos visitantes, tendo sua 18ª edição sendo realizada entre os dias 05 à 09 de julho, na Pousada Dona Ana.

Parceria entre Band Vale e Unifatea

Essa matéria foi escrita por alunos da Unifatea, em uma parceria com a Band Vale. O objetivo da parceira é permitir que os alunos produzam reportagens e tragam mais visibilidade para região do Vale Histórico, por meio de conteúdos jornalísticos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais