A empresa que atua nos serviços de estacionamento rotativo em Guaratinguetá, aumentou recentemente o valor da cobrança aos motoristas da cidade. Com o reajuste na casa dos 15%, a Zona Azul de Guaratinguetá agora é a mais cara do Vale do Paraíba.
Os moradores da cidade estão reclamando do aumento, alegando que o valor pago, não condiz com qualidade do serviço, como relata o autônomo Eduardo Magalhães, e o Supervisor de vendas Rodrigo Costa.
“Além da zona azul aumentar, você nunca acha as meninas para conseguir pagar para estacionar o carro. Em compensação quando você sai um minuto, quando chega no carro, o aviso já está lá e depois vira autuação. De repente a gente precisa passar a manhã inteira no centro, gasta uma quantia considerável. Acho que não deveria ter aumentado.”
Antes do aumento, o valor para estacionar o carro por meia hora no estacionamento rotativo custava um real. Agora, o valor passou para R$1,15. O secretário de Mobilidade Urbana de Guaratinguetá, Marco Antônio Oliveira, explicou o motivo do reajuste, e também as diferentes tarifas cobradas no município.
“Antes desse reajuste, a gente fez todo esse estudo do processo licitatório. Então foi verificado a questão dos valores e agora com esse reajuste de aproximadamente 15%, passamos para R$2,30 uma hora na zona azul, e R$1,10 uma hora na zona verde”, afirma o secretário.
Marco Antônio Oliveira completa: “É uma previsão contratual, e que já previa essa questão do reajuste tanto na zona azul quanto na zona verde. Em Guaratinguetá temos essas duas diferenciações, vamos dizer assim."
Ainda segundo a Prefeitura, cerca de 28% do valor recebido pela empresa é repassado a administração municipal. Já sobre as melhorias, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que houve uma ampliação no número de vagas da Zona Azul, passando de 1.000 para 1.200.
Questionada pela reportagem da Band Vale, a empresa que presta o serviço de Zona Azul em Guaratinguetá, afirmou que o aumento vai de encontro com a previsão em contrato, onde as tarifas devem ser reajustadas anualmente de acordo com o índice I-P-C da FIPE.
A empresa ainda disse em nota, que o atendimento aos usuários do estacionamento rotativo é realizado através da internet, aplicativo de celular, ou presencialmente na Rua Lamartine Delamare, número 246.