A Guarda Civil Municipal de Aparecida lançou neste mês de abril o aplicativo "Está acontecendo" para prevenir ataques nas escolas da rede municipal e também contra a violência à mulher. Iniciativa é do comandante Marcelo Giovani Bento.
Aparecida será pioneira em adotar essa tecnologia nas escolas para permitir que diretores e professores possam acionar a guarda civil municipal por meio de apenas alguns cliques.
Uma das primeiras servidoras a conhecer o aplicativo foi Andrea Juliana Santos Andrade, vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Conceição Pires do Rio.
Bastam poucos cliques para o socorro o download do aplicativo pode ser feito gratuitamente pela play store.
Com apenas poucos cliques, o educador que se sentir ameaçado ou em situação de risco aciona automaticamente o whatsapp da Guarda Civil Municipal de Aparecida para conseguir socorro.
O aplicativo disponibiliza na tela inicial os botões: guarda civil municipal de aparecida; preciso de ajuda; me sinto ameaçada; estou sendo assediada; a vítima aciona um dos botões, que direciona para o whatsapp da Guarda Civil de Aparecida.
O whatsapp terá atendimento 24 horas. O aplicativo funciona apenas dentro da jurisdição municipal. Corrente do bem o aplicativo, desenvolvido por um grupo de programadores preocupados com os vários casos de violência contra a mulher no brasil, foi disponibilizado gratuitamente para a prefeitura.
O dispositivo para ajudar as mulheres já é adotado em outras cidades do Brasil e resultou em casos reais em que as vítimas conseguiram se livrar de situações de risco.
Desde 2020, aparecida tem criado mecanismos para melhorar a proteção às mulheres e, finalmente, poder implantar essa ferramenta.
Foi necessária a assinatura da Lei Maria da Penha em Aparecida, exigindo recursos e atendimento específicos para mulheres que precisam de proteção especial, como medida protetiva.
Aparecida conseguiu essas evoluções e se prepara agora também para levar o aplicativo para as mulheres e também disponibilizar uma viatura específica de ronda e visitas para esses casos.
Patrulha Maria da Penha
A prefeitura vai intensificar também a segurança para as mulheres vítimas de violência doméstica. A Guarda Civil Municipal vai implantar a "Patrulha Maria da Penha".
Além do aplicativo "Está acontecendo" para as mulheres com medida protetiva pela justiça, a prefeitura vai disponibilizar uma viatura específica para acompanhar casos de mulheres sob proteção judicial.