A Prefeitura de São José dos Campos e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) realizam, nesta terça-feira (22), a cerimônia de entrega do monumento em homenagem às 21 vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara, ocorrido há 20 anos.
De acordo com a Prefeitura, o monumento foi feito em alvenaria e tem seis metros de diâmetro. Serão colocadas placas das instituições e uma com os nomes dos heróis. O local ficará iluminado.
Ao lado do marco, será instalado um protótipo de foguete lançador de Satélite, em referência ao evento. A solenidade de inauguração contará com a entrega de medalhas honoríficas aos familiares das vítimas do acidente.
História
Há 20 anos, durante os preparativos para o lançamento do terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites do Programa Espacial Brasileiro, ocorreu um aquecimento em dos propulsores causando um incêndio na plataforma do lançamento, que acabou destruindo a Torre Móvel de Integração do veículo, vitimando os técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço. O acidente ocorreu no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.
A "Tragédia de Alcântara" ceifou a vida de 21 heróis que compartilhavam o sonho de ver o Brasil conquistar os céus e explorar o espaço. Eles se preparavam para a missão "Operação São Luís", que levaria ao espaço os satélites brasileiros SATEC e UNOSAT, símbolos do nosso avanço tecnológico e do compromisso com a pesquisa espacial.
Passados 10 anos, em 2013, um monumento foi erguido no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos, para honrar a memória desses corajosos profissionais e relembrar o que fizeram em prol do Programa Espacial Brasileiro.