Heróis da tragédia de Alcântara ganham monumento em São José dos Campos

Cerimônia de entrega começou às 10h30

Redação Band Vale

Heróis da tragédia de Alcântara ganham monumento em São José dos Campos
Heróis da tragédia de Alcântara ganham monumento em São José dos Campos
Band Vale

A Prefeitura de São José dos Campos e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) realizam, nesta terça-feira (22), a cerimônia de entrega do monumento em homenagem às 21 vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara, ocorrido há 20 anos.

De acordo com a Prefeitura, o monumento foi feito em alvenaria e tem seis metros de diâmetro. Serão colocadas placas das instituições e uma com os nomes dos heróis. O local ficará iluminado.

Ao lado do marco, será instalado um protótipo de foguete lançador de Satélite, em referência ao evento. A solenidade de inauguração contará com a entrega de medalhas honoríficas aos familiares das vítimas do acidente.

História

Há 20 anos, durante os preparativos para o lançamento do terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites do Programa Espacial Brasileiro, ocorreu um aquecimento em dos propulsores causando um incêndio na plataforma do lançamento, que acabou destruindo a Torre Móvel de Integração do veículo, vitimando os técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço. O acidente ocorreu no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. 

A "Tragédia de Alcântara" ceifou a vida de 21 heróis que compartilhavam o sonho de ver o Brasil conquistar os céus e explorar o espaço. Eles se preparavam para a missão "Operação São Luís", que levaria ao espaço os satélites brasileiros SATEC e UNOSAT, símbolos do nosso avanço tecnológico e do compromisso com a pesquisa espacial.

Passados 10 anos, em 2013, um monumento foi erguido no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos, para honrar a memória desses corajosos profissionais e relembrar o que fizeram em prol do Programa Espacial Brasileiro.

Mais notícias

Carregar mais