A Polícia Militar Ambiental multou um homem por maus-tratos a animais no bairro Piratininga, em Taubaté na tarde de terça-feira (7). Durante a fiscalização da equipe de zoonoses da cidade, um cachorro da raça Bull Terrier foi encontrado morto.
Além do cão, duas aves silvestres em cativeiro, cinco aves exóticas e um cachorro sem raça definida foram encontrados com água e alimentos a disposição.
Uma veterinária do Centro de Zoonoses confirmou os maus-tratos e elaborou um relatório onde foi constatado que o animal apresentava diversas lesões e que o tutor não apresentou nenhum documento que comprovasse cuidados médicos, demonstrando negligência com o animal.
Segundo a Polícia Ambiental, o tutor informou que não procurou nenhum veterinário, ONG e nem a zoonose, mas que estava tentando cuidar do animal e que o cão teria morrido na última terça.
A Polícia Ambiental autuou o homem em R$ 6 mil por maus tratos e R$ 1 mil por ter aves de cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. Ele responderá em liberdade.
A equipe de zoonoses levou o cachorro para ser enterrado e as aves foram destinadas ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama, em Lorena.