Inmet emite alerta de onda de calor para as cidades do Vale do Paraíba

Temperaturas na região podem ficar até 5°C acima da média, o que representa um leve risco à saúde da população

Redação Band Vale

Inmet emite alerta de onda de calor para as cidades do Vale do Paraíba
Calor intenso no Brasil
Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para a região do Vale do Paraíba, com grau de severidade classificado como "Perigo Potencial". O aviso entrou em vigor nesta segunda-feira (02) às 12h00 e permanecerá válido até o dia 4 de setembro às 23h59.

Durante este período, as temperaturas na região podem ficar até 5°C acima da média, o que representa um leve risco à saúde da população, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

O Inmet recomenda que a população fique atenta e tome medidas para se proteger do calor intenso. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199. A recomendação é que os moradores da região evitem a exposição prolongada ao sol, mantenham-se hidratados e busquem locais frescos durante as horas mais quentes do dia.

Risco de incêndio 

A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, anunciou neste domingo (01) o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação em todo o Estado. Na região do Vale do Paraíba, seis unidades serão fechadas temporariamente em resposta ao crescente risco de incêndios florestais.

Unidades de conservação no Vale do Paraíba são fechadas devido ao risco de incêndio
(Divulgação/ GOV SP)

A medida, que entra em vigor imediatamente e segue até o dia 12 de setembro, visa proteger tanto os visitantes quanto as áreas de preservação. Durante este período, as equipes da Fundação Florestal estarão focadas em ações de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas.

Mais notícias

Carregar mais