O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) começaram a divulgar as primeiras imagens feitas pelo satélite Amazonia 1, lançado no dia 28 de fevereiro.
O satélite 100% brasileiro, teve a câmera ligada em suas duas passagens diurnas pelo Brasil, possibilitando a captura de imagens do território nacional. Dentre os locais fotografados estão: Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. Além disso, também foi possível ver uma reserva silvestre da Bolívia.
Assim que terminar a fase de manobras para colocação do satélite em órbita, o que deve ocorrer até o próximo dia 15 de março, tem início a fase em que serão avaliadas a qualidade radiométrica e geométrica das imagens. Todos os ajustes necessários nos parâmetros de configuração do processamento serão feitos nesse período, com o objetivo de gerar imagens com a melhor qualidade possível.
Ao fim da fase, o satélite Amazonia 1 poderá ser oficialmente declarado operacional e as imagens serão colocadas à disposição da comunidade de usuários por meio do catálogo de imagens do INPE/MCTI.