O Paraíba do Sul guarda um bocado de histórias. São incontáveis causos, que nasceram das aguas deste lendário rio.
No passado, este gigante indicava o caminho para quem seguia rumo a Minas Gerais, em busca de riquezas. Era às margens do Paraíba do Sul, que um simples povoado, no século XVII, oferecia descanso aos homens que desbravavam as montanhas.
Logo, o simpático ponto de parada dos tropeiros cresceu, ganhou destaque nos tempos do café e em meados do século dezenove passou a ser município: batizado de Jacareí. O município completa 369 anos neste sábado, 3 de abril.
Assista abaixo ao programa especial produzido pela TV Band Vale
Os relatos históricos contam que a origem do nome da cidade está ligada ao Paraíba do Sul. Dizem que no passado, o rio era cheio de jacarés, e nem e história de pescador não, viu. Como em muitas outras cidades brasileiras, a inspiração do nome veio do rico vocabulário indígena.
Em tupi-guarani “icare-ig” significa “rio dos jacarés”
População
Atualmente, 235.416 pessoas vivem em Jacareí, de acordo com o último censo divulgado pelo IBGE. Com uma indústria forte, que produz celulose, papel, carros e cerveja, sustento de parte da economia local, a cidade é uma das mais importantes do Vale do Paraíba, com relevância na geração de empregos e na produção de riquezas do estado de São Paulo.
Protagonistas desta história, feita com suor e muito trabalho, os moradores daqui enfrentaram muitos desafios em séculos de existência, o mais recente deles: coronavírus.
O primeiro caso da doença foi confirmado em 26 de março de 2020. Dali pra frente, a prefeitura iniciou uma forca tarefa pra preparar a cidade contra o vírus. Centenas de profissionais se desdobraram pra salvar vidas.
A Covid-19 obrigou uma série de restrições: fechou o comercio, causou severos impactos na economia... Mas entre os baixos e altos da doença, o olhar da população e da gestão municipal precisou ser uma ponte para o futuro.