Band Vale

Jornalista Luiz Paulo Costa faz pré-lançamento de livro com memórias da Ditadura

Encontro acontece a partir das 15h, no Plenário Mário Covas, na Câmara Municipal de São José

Redação Band Vale

O jornalista Luiz Paulo Costa é autor de outros seis livros
O jornalista Luiz Paulo Costa é autor de outros seis livros
Divulgação

O jornalista Luiz Paulo Costa realiza, nesta quarta-feira (10), o pré-lançamento do seu mais novo livro, intitulado “Cadeira do Dragão – Memórias da Ditadura Militar”. O encontro acontece a partir das 15h, no Plenário Mário Covas, na Câmara Municipal de São José dos Campos.

Na obra o autor traz, em detalhes, as memórias do que sofreu durante os mais de 140 dias em que foi preso e torturado, durante a Ditadura Militar. Neste período, Costa esteve na Base Aérea em Santos, no Navio-Prisão Raul Soares, DEOPS e DOI-CODI do 2º Exército de São Paulo.

Em um trecho da obra o autor detalha um momento em que foi torturado, “foram logo me colocando sentado numa cadeira alta, revestida de metal, fria e me amarrando pelos braços e pelas pernas com tiras de pano. Logo em seguida, começaram a colocar fios descascados nas partes mais sensíveis do corpo, inclusive no pênis... E vieram os choques elétricos. Agora mais fortes do que os que havia tomado na sala de cima e acompanhados por socos e pauladas no estômago”.

São 181 páginas que contam a história do país pela perspectiva de quem viveu intensamente os 21 anos da Ditadura Militar, com fotos, documentos das prisões e das sequelas, relatórios médicos, entre outros.

“Eu quero que as pessoas saibam exatamente, sem cortes, como foi minha passagem pela Ditadura, como eram as prisões, desde quando me pegavam em casa, minhas passagens pelas celas de tortura até minha candidatura como vereador, o que me poupou de outras prisões”, afirma Luiz Paulo.

Para falar sobre o tema o autor decidiu ele mesmo escrever as suas memórias e experiências durante a Ditadura Militar, inclusive as que deixaram sequelas como tímpano perfurado, dentes quebrados e problemas sérios na coluna.

O jornalista é autor de outros seis livros: “Na Luta Pelos Direitos do Povo” (1982), “CORRUPÇÃO – A Câmara no Banco dos Réus” (1992), “Histórias & Estórias de São José dos Campos - Volume I” (2005), “Álbum de São José dos Campos por Sérgio Weiss” (2010), “A sua bênção, Chico Triste” (2015) e “Histórias e Estórias de São José dos campos Volume II” (2017).

O autor

Luiz Paulo é joseense. Ele iniciou sua carreira profissional em 1965 em uma rádio local, a Rádio Piratininga. De 1966 a 1972, atuou como redator no jornal ValeParaibano e também na Rádio Clube, ambos em São José dos Campos.

Neste ano de 1972 recebeu Menção Honrosa pela Equipe da revista “Realidade”, da Editora Abril, na I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, das Nações Unidas, pela edição especial “Nossas Cidades”. Nesta edição, foi um dos responsáveis pela reportagem central sobre “Pasangua”, a megalópole em formação no eixo Rio-São Paulo e de seu respectivo mapa ilustrativo.

De 1973 a 1975, foi correspondente do jornal “O Estado de S. Paulo”, em São José. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em Equipe pela série de reportagens, realizadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, sobre as geadas que assolaram o país naquele ano.

A partir de 1976, se elegeu vereador, atuando por 20 anos.

Serviço

Pré-lançamento do livro “Cadeira do Dragão – Memórias da Ditadura Militar de Luiz Paulo Costa

Data: 10/08

Horário: a partir das 15h

Local: Plenário Mário Covas – Câmara Municipal de São José dos Campos

Tópicos relacionados