
Quinze pessoas foram condenadas pela Justiça de Taubaté, em processo que teve como origem a Operação América. Deflagrada em março de 2021 pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a ação terminou com grande apreensão de drogas e mandados de prisão e de busca e apreensão.
Histórico
Em 10 de março de 2021, Gaeco e Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) deflagraram a Operação América e cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão contra pessoas investigadas por envolvimento com uma organização criminosa que dominava o tráfico em uma região de Taubaté. O local era conhecido como ‘biqueira do milhão’.
Foram apreendidos 46,5 Kg de maconha, quase 80 Kg de pasta base de cocaína, 141 Kg de cocaína a granel, mais de 2 mil comprimidos de ecstasy e 104 pedras de crack. Seis veículos haviam sido encontrados, sendo um deles produto de furto. Foram apreendidas três armas de fogo, munições, um silenciador, mais de R$ 30 mil em dinheiro e 11 celulares.
Desfecho
Na última semana a Justiça de Taubaté condenou os 15 denunciados por associação ao tráfico de drogas e por tráfico de drogas. As penas variam de 34 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão a quatro anos de reclusão.