Justiça determina que Avibras recontrate 420 funcionários demitidos em Jacareí

Decisão atende pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos

Por Leandro Oliveira

Trabalhadores, durante assembleia com sindicato, após demissões Sindmetalsjc/Roosevelt Cássio
Trabalhadores, durante assembleia com sindicato, após demissões
Sindmetalsjc/Roosevelt Cássio

A Justiça do Trabalho acatou um pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e determinou que a Avibras recontrate 420 funcionários demitidos em março deste ano, em Jacareí.

A decisão foi publicada no último domingo (3) pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Jacareí, Adhemar Prisco da Cunha Neto.

A decisão é uma resposta à ação civil impetrada pelo Sindicato. O juiz declarou na sua decisão que “imediatamente restabelecida as obrigações contratuais, com efeitos retroativos a 18 de março”, data que os trabalhadores foram demitidos.

Na última quinta-feira os funcionários da Avibras realizaram uma segunda greve que paralisou as atividades na planta de Jacareí por 24 horas. 

De acordo com o sindicato, os trabalhadores ativos da empresa cobravam o pagamento de salário atrasado. O grupo pedia a recontratação dos demitidos ou pagamento de verbas rescisórias. 

A Justiça determinou multa de R$ 100 por cada funcionário, caso a Avibras descumpra a decisão. A empresa foi procurada mas não se manifestou até o momento.

Outro lado

Em nota, a Avibras informou que “está analisando a referida decisão para a tomada de providências cabíveis”. A empresa permanece confiante e focada em seu plano de reestruturação para enfrentar os desafios do momento, garantindo a sua perpetuidade e resguardando os interesses de seus credores, colaboradores e parceiros.

Histórico

Trabalhadores da Avibras, unidade de Jacareí, declararam greve de 24 horas no dia 21 de março, após assembleia da categoria, que se reuniu às 7h30 em frente à sede. A mobilização ocorreu dois dias após a Avibras ter confirmado as demissões de 420 trabalhadores na última sexta-feira (18)

No dia 22, a greve chegou ao fim após a Avibras enviar uma proposta aprovada pelos trabalhadores, que garantia estabilidade de dois meses no emprego e o abono pago do dia parado durante a greve. O sindicato informou que achava ser pouco o tempo de estabilidade, mas que a decisão foi tomada pelos trabalhadores.

Na quinta-feira (31) os trabalhadores fizeram nova manifestação e paralisaram as atividades por atraso de pagamentos.

Os funcionários da Avibras, em Jacareí, decretaram greve por 24 horas na manhã desta quinta-feira (31) após assembleia com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. De acordo com o Sindicato, o motivo é o atraso de pagamentos.

Mais notícias

Carregar mais