
A Prefeitura de Lorena informou na tarde desta quarta-feira (5), que registrou um caso de meningite em um aluno de uma escola particular da cidade.
De acordo com a prefeitura, não há necessidade de fechamento da unidade escolar nem de alteração na rotina. A meningite pode ser causada por diferentes agentes, como vírus, bactérias e fungos, sendo necessário seguir protocolos específicos para confirmação ou descarte do caso.
O paciente foi atendido em unidade hospitalar, onde foi coletada amostra para análise. O laudo do exame evidenciou a presença de raros cocos gram-positivos. De acordo com os protocolos vigentes e o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, não há indicação de profilaxia, uso de antibióticos para prevenção, para os contatos próximos.
Ainda segundo a prefeitura, as orientações vigentes incluem a manutenção das rotinas de higienização e limpeza do ambiente, bem como a verificação da situação vacinal dos demais estudantes.
Na nota, a prefeitura também reforçou a importância dos pais revisarem a situação vacinal de seus filhos e, em caso de dúvidas, procurarem uma unidade de saúde para esclarecimentos e, se necessário, a vacinação.