Um bebê de um ano e dois meses veio a óbito no Hospital Clínica Sul, no parque industrial, em São José dos Campos, na última quarta-feira (27). A gestora do hospital abriu uma sindicância interna e a Secretaria de Saúde acompanha o caso. (Confira reportagem completa no vídeo acima)
De acordo com a mãe da criança, a menina estava doente há dias e havia sido levada ao hospital municipal, mas o quadro piorou e ela foi levada ao hospital das clínicas. A mulher ainda afirma que os médicos aplicaram medicações que a criança nunca havia tomado.
A criança iria ser levada à uti, mas veio a óbito. A família fez um boletim de ocorrência por suspeita de negligência médica.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a criança deu entrada no HCS (Hospital de Clínicas Sul) com quadro suspeito de bronquiolite e apesar de todos os cuidados da equipe médica evoluiu para um quadro agudo de broncoespasmo, seguido de PCR (Parada Cardio Respiratória), quando foram feitas manobras de ressuscitação, revertendo o quadro e possibilitando a transferência para a UTI pediátrica do Hospital Municipal.
No caminho para o HM, a criança apresentou nova PCR e chegou quase sem vida ao hospital, onde as equipes atuaram de forma árdua por cerca de 30 minutos para reverter o quadro, mas infelizmente sem sucesso.
A Prefeitura e equipes médicas que atuaram no atendimento lamentam profundamente a perda da criança e se solidarizam com a família. Imediatamente após o ocorrido, o HMTJ (Hospital Maria Terezinha de Jesus), gestora do HCS, abriu uma sindicância interna e a secretaria, através de sua auditoria, está acompanhando os trabalhos de apuração do caso.