Mais cinco UBSs Resolve de São José dos Campos agora contam com programas de educação nutricional no local, com encontros semanais para grupos de adultos e mensais para crianças.
O serviço passa a ser oferecido também nas UBSs Resolve do Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Vila Industrial e Tatetuba, Vila Tesouro e Vista Verde. Essas unidades são mantidas pela Prefeitura e gerenciadas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
O objetivo é estimular a alimentação saudável e, no caso das crianças, reforçar a prevenção à obesidade infantil com o Projeto Alecrim, que já funciona nas demais unidades de saúde da Prefeitura.
Nesta terça-feira (7), seis crianças participaram do primeiro encontro na UBS Resolve da Vila Tatetuba. A cada mês, um tema será trabalhado com elas sobre alimentação e hábitos saudáveis.
As mães acompanharam a reunião e ficaram animadas com o projeto. “Meu filho já disse que não quer mais comer miojo. E aprendi uma receita de panqueca com legumes que vai trazer alimentos saudáveis para ele”, disse Daniela Correia, mãe de José Carlos, de 9 anos. A faixa etária para participação no Projeto Alecrim é de crianças de 2 a 10 anos, encaminhadas por pediatras da rede municipal de Saúde.
Participação
Os grupos dos adultos também trabalham um tema diferente a cada semana. Qualquer pessoa da comunidade pode participar, independente da idade.
Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, os atendimentos individuais são realizados de acordo com encaminhamento clínico, que identifica casos prioritários.