Manifestantes realizaram na manhã deste sábado (7) a Marcha da Maconha em São José dos Campos. Segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas estavam presentes nas ruas da região central da cidade.
Ainda de acordo com a liderança do ato, o grupo defende o uso da maconha com fins medicinais, além da descriminalização da droga.
O movimento ocorre em meio à uma polêmica causada com o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), que publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que a marcha não iria ser realizada na cidade.
“Não vai ser realizada, aqui em São José dos Campos eu não vou autorizar, não vou permitir esse tipo de ação para fazer apologia á droga”, disse o prefeito em vídeo postado no dia 25 de agosto.
O chefe do Executivo municipal também enviou um projeto de lei para a Câmara, que foi aprovado, proibindo manifestações que fizessem apologia às drogas.
Os organizadores do protesto alegam direito à liberdade de expressão, se baseando em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que liberou esse tipo de manifestação no país.
A manifestação ocorreu de forma pacífica. Não foram registrados conflitos.