Band Vale

Metalúrgicos da Alestis entram em estado de greve em São José dos Campos

Funcionários exigem o aumento na Participação nos Lucros e Resultados da empresa

Redação Band Vale

Fachada da Alestis, em São José dos Campos
Fachada da Alestis, em São José dos Campos
Roosevelt Cássio/Sindicato dos metalúrgicos

Os metalúrgicos da fábrica da Alestis, em São José dos Campos, entraram em estado de greve para exigir aumento na PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O aviso foi aprovado em assembleia nesta terça-feira (24) e protocolado pelo Sindicato em reunião com a empresa.

De acordo com o Sindicato dos metalúrgicos, a empresa quer que os trabalhadores aceitem uma PLR rebaixada, sem negociação com o Sindicato. A direção da fábrica tem se reunido com grupos de operários na tentativa de impor o valor mais baixo. 

Os metalúrgicos exigem que a empresa inclua o Sindicato imediatamente nas negociações. No ano passado, a Alestis pagou R$ 2 mil de PLR aos operários. Este ano, a reivindicação dos trabalhadores é de R$ 3 mil.

“A produção da fábrica está em alta e não há motivo para a Alestis impor uma PLR rebaixada. Com a inflação, a carestia e a crise econômica que assola o país, é imprescindível que a empresa abra negociação formal com o Sindicato e pare de assediar os metalúrgicos.”, afirma o diretor do Sindicato José Eduardo Gabriel.

A Alestis tem cerca de 150 trabalhadores e produz peças para as principais fabricantes de aeronaves do mundo, como a Boeing e a Embraer.

Tópicos relacionados