Band Vale

Metalúrgicos da Sonaca entram em greve por prazo indeterminado

Dentre as reclamações dos trabalhadores, uma dalas seria a mudança do plano de saúde sem consulta prévia

Redação Band Vale

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Greve Sonaca SJC
Divulgação - Sindicato dos Metalúrgicos de SJC

Segundo informações confirmadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, os trabalhadores da Sonaca entraram em greve na manhã desta terça-feira (16), por prazo indeterminado, por causa de uma mudança feita pela empresa nos planos de saúde dos trabalhadores.

A Sonaca é uma empresa do setor aeronáutico e é parceira da Embraer. Além da mudança nos planos de saúde, os trabalhadores, que aprovaram a greve de forma unânime, também questionam outras condições de trabalho, com os salários.

Segundo posicionamento enviado pela empresa, o principal motivador desse movimento, alegado pelo sindicato da categoria, é infundado. 

Confira a nota completa da Sonaca:

"A Sonaca Brasil lamenta a paralisação que afeta desde a manhã desta terça-feira (16/04) a fábrica de São José dos Campos. O principal motivador desse movimento, alegado pelo sindicato da categoria, é infundado. O atual plano de saúde adotado pela empresa, Rede Porto Saúde, de cobertura nacional, entrou em vigência em outubro do ano passado, com pleno conhecimento dos empregados, trazendo uma série de vantagens para o quadro funcional. Pesquisa interna de satisfação, feita em outubro de 2023, revelou que 75% dos trabalhadores aprovaram, de imediato, o novo plano, que hoje já atende 100% dos nossos empregados. Nova pesquisa de satisfação será feita em maio. O pagamento de coparticipação, citado pelo sindicato, é considerado padrão em serviços dessa natureza, mas, no caso do Plano de Saúde contratado pela empresa, não se aplica em serviços de Telemedicina, internações e eventos cirúrgicos, entre outros. Além disso, a Sonaca Brasil faz forte investimento no bem-estar e na saúde dos empregados, paga salários acima da média praticada pelo mercado e mantém abertos canais de diálogo com os trabalhadores. Fiel a tudo isso, a empresa acredita no fim do movimento, uma vez que foi fomentado de forma inapropriada pelo sindicato, gerando prejuízos aos empregados e empresa. A empresa tomará todas as providências cabíveis."

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.