O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região confirmou que os trabalhadores da Avibras entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quinta-feira (7) em Jacareí.
Os metalúrgicos haviam parado os trabalhos na última quarta por um período de 24 horas, para que a empresa reintegrasse os 420 demitidos em março.
Em nota, o sindicato informou que “os trabalhadores da Avibras entram em greve por tempo indeterminado pelo cumprimento da decisão judicial de reintegração de todos os trabalhadores demitidos”.
O sindicato afirmou ainda que a mobilização está sendo motivada pelo atraso no pagamento dos salários de quem continua na fábrica. “A proposta da entidade é a abertura de layoff ou Programa de Demissão Voluntária (PDV), caso se confirme a crise financeira na Avibras. O pedido de recuperação judicial protocolado pela empresa ainda não foi deferido pela Justiça”, cita o comunicado.
A decisão pela prorrogação da greve acontece após a Avibras informar que está dentro do prazo estabelecido pela Justiça, de dez dias úteis, para tomar as providências cabíveis. A resposta foi dada à Band Vale na manhã desta quinta.
Mais cedo
Em nota encaminhada à Band Vale, a Avibras informou que foi notificada na última terça-feira (5) pela Justiça do Trabalho sobre a liminar que suspende os desligamentos ocorridos em 18 de março e que não comentaria a paralisação dos trabalhadores.
“A empresa tem dez dias úteis para analisar a referida decisão e tomar as providências cabíveis, portanto está dentro do prazo estabelecido pela Justiça. Sobre a paralisação de 24 horas, a empresa não irá se manifestar. A Avibras permanece confiante e focada em seu plano de reestruturação para enfrentar os desafios do momento, garantindo a sua perpetuidade e resguardando os interesses de seus credores, colaboradores e parceiros”.