Os trabalhadores e trabalhadoras da planta da Volkswagen de Taubaté retomaram as atividades na produção na manhã desta terça-feira (4). Os cerca de 3.100 funcionários da unidade estavam há uma semana cumprindo medidas de flexibilidade na jornada.
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e região nesta quarta-feira (04). A VW aplicou shutdown nos dias 26, 27 e 28 de junho. Nos dias 29 e 30, a medida adotada foi o day off. Na segunda-feira (3), novamente os trabalhadores e trabalhadoras dos três turnos da fábrica cumpriram shutdown. Durante este período, a Volks fez ajustes na produção.
A sequência de dias parados ocorreu após o Banco Central (BC) manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. O mercado automotivo é um dos que mais sente o impacto dos juros altos, já que a maioria das vendas do setor é feita por meio de financiamento.
O presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, explicou que o setor aguardava uma redução dos juros. Dessa forma, seria consolidado o aquecimento das vendas proporcionado pelo programa do Governo Federal para carros populares.
A fábrica de Taubaté produz atualmente o Polo Track, novo carro de entrada da montadora. Em junho, o Polo foi o veículo mais emplacado do Brasil. Segundo levantamento da Jato Dynamics, das 9.949 unidades vendidas, 9.746 foram com descontos gerados pelos incentivos governamentais.