A falta d'água em alguns bairros de São José dos Campos persiste nesta quinta-feira (16). O problema começou na última sexta-feira (10). Os problemas com o abastecimento de água ocorrem mesmo após o Procon notificar a Sabesp sobre as reclamações.
Moradores dos bairros Jardim Colorado, Altos de Santana e Campos de São José confirmaram ao jornalismo da Band Vale que os transtornos continuam. Outras localidades do município já haviam registrado falta d'água em dias anteriores, como Residencial União, Jardim Colonial e Santa Edwiges (zona sul); Jardim Santa Julia e Setville (zona sudeste); Pousada do Vale, Jardim Monterey e Santa Cecilia 1 e 2 (zona leste).
Os problemas no abastecimento de água nas residências pode acarretar uma série de desafios e dificuldades diárias. Isso pode gerar impactos significativos na vida cotidiana das pessoas, incluindo restrições no consumo básico para higiene pessoal, limpeza doméstica e preparação de alimentos.
Notificação do Procon
O Procon notificou a Sabesp com prazo de 72 horas úteis para responder aos questionamentos dos consumidores. Esse prazo vence na segunda-feira. Em caso de infração ao Código de Defesa do Consumidor, a empresa será multada.
O que diz a Prefeitura
"A Prefeitura de São José dos Campos informou que, na tarde desta terça-feira (14), reuniu-se com a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) para tratar dos constantes problemas de abastecimento e qualidade da água na cidade. Ficou acertado, para esta semana, uma vistoria de fiscalização para apurar as causas das intermitências de abastecimento e sistemas de captação e tratamento de água. A agência também vai acompanhar a execução do pacote de obras e investimentos anunciados no fim de setembro, e que resolverá grande parte dos problemas enfrentados no município. Importante destacar que a Prefeitura vem reiteradamente notificando a Sabesp e a Arsesp para esclareçam e adotem as providências necessárias para regularizar o serviço para os moradores da cidade."
O que diz a Sabesp
"A Sabesp está realizando manobras operacionais e direcionando caminhões-tanque para locais mais afetados. A recuperação do abastecimento está mais lenta em virtude do consumo elevado provocado pelas altas temperaturas. A Companhia orienta aos moradores que já dispõem de água, o uso consciente para melhor recuperação da distribuição de água.
A Companhia lamenta os transtornos e informa que situações como quedas de energia, como ocorreu hoje pela manhã na Estação de Tratamento de Água, interrompendo o tratamento e bombeamento de água tratada, estão afetando o abastecimento em São José dos Campos. Além disto, furtos, vandalismos, manutenções emergenciais e a onda de calor corroboram com a lenta recuperação do sistema.
A Sabesp antecipou os investimentos para melhorias no sistema de abastecimento de água em São José dos Campos. As obras já estão em andamento e incluem adutoras e reservatórios que beneficiarão todo o município, além de ampliação de estações elevatórias e dispositivos para reforçar a vazão na transferência de água tratada. Serão aplicados R$ 131 milhões em obras que levarão mais segurança e eficiência para o fornecimento de água no município."