Moradores do Jardim Nova Esperança – bairro conhecido como Banhado, na região central de São José dos Campos, realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (19).
Segundo a associação que representa os moradores, o ato protesta contra a decisão judicial que autoriza a remoção das famílias do local. A concentração começou às 16h em uma quadra que fica dentro do Banhado. Por volta das 18h os moradores ocuparam duas faixas da avenida Madre Teresa, na região central.
Com faixas e caixas de som, pedindo a permanência das famílias e a regularização do bairro. Diferentemente de outros protestos, a avenida não foi completamente interditada. Por volta das 18h30 os manifestantes finalizaram o ato, sem registro de conflitos.
Ações de conciliação
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (19) algumas ações de conciliação com os moradores do Banhado, no Jardim Nova Esperança. As medidas acontecem após a Justiça determinar a remoção imediata dos moradores do local.
Na segunda-feira (18) a administração realizou uma coletiva de imprensa para detalhar essas ações. Em entrevista a Band Vale, o prefeito Anderson Farias destacou as ações que vai iniciar. “O processo é de diálogo e conversa. Os servidores irão conversar com as pessoas para apresentar as propostas da prefeitura, mesmo que a maioria já saiba. Vamos criar um escritório no CRAS do Centro para dar as informações no local, assinar a proposta e fazer uma transferência de forma pacifica e tranquila”, afirma o prefeito.
O documento da Justiça cita risco de dano irreparável e difícil reparação; alega que esse risco está ligado a possibilidade da intensidade da ocupação e dos danos em área de grande relevância ambiental.