O muro de arrimo de um prédio em construção desabou novamente nesta sexta-feira (9), no bairro Jardim Flamboyant, na rua Noel de Oliveira Campos, em São José dos Campos. Ninguém ficou ferido.
De acordo com as informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, houve uma queda parcial de mais uma fração do muro. Em menos de um mês, essa foi a segunda vez que o muro desabou.
Ainda segundo a Defesa Civil, dez moradias foram interditadas preventivamente para que seja realizada uma nova avaliação. Cerca de 40 pessoas estão desalojadas, em hotéis da região, custeados pela construtora responsável da obra.
O que diz a construtora
Em nota, a Emplanej Construtora e Incorporadora lamentou os transtornos causados pelo incidente e informou que a reconstrução do muro de arrimo segue avançando por etapas, para preservar a segurança da operação. A construtora também informou que a Defesa Civil esteve novamente no local e não constatou que imóveis vizinhos tenham sido diretamente afetados. Entretanto, orientou a cautela preventiva da desocupação de cinco casas.
Confira a nota de íntegra:
A reconstrução do muro de arrimo segue avançando por etapas para preservar a segurança da operação. Equipes da construtora estão realizando os trabalhos e também monitorando o local, que permanece isolado para as ações necessárias. A base da nova estrutura já recebeu a instalação de 35 estacas. Durante a recuperação da área, podem ocorrer pequenas movimentações de terra.
A Defesa Civil esteve novamente no local e não constatou que imóveis vizinhos tenham sido diretamente afetados. Entretanto, orientou a cautela preventiva da desocupação de cinco casas, de modo que os trabalhos sejam desenvolvidos com total segurança. Para tanto, a construtora ofereceu estadias em um hotel para as famílias e um espaço pet para animais de estimação.
A construtora lamenta os transtornos causados pelo incidente, destacando que permanece entre seus princípios o respeito para com seus clientes e vizinhos de suas obras. A Emplanej tem como compromisso oferecer projetos com qualidade, inovação e excelência, contribuindo para geração de empregos. As intempéries identificadas são perfeitamente sanáveis e a construtora tem plena convicção de que em breve estarão resolvidas.
Primeiro caso
Em menos de um mês, essa foi a segunda vez que o muro desabou. Na madrugada do dia 16 de julho, o incidente também derrubou um poste, um carro e o espaço de plantão de vendas do condomínio.
Na ocasião o muro de arrimo da obra desabou, devido a tubulação de esgoto que foi rompida. O local chegou a ser interditado e ninguém ficou ferido.
*Matéria em atualização*