O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe neste final de semana, o Movimento Nhô Arruda, para compartilhar a vivência cultural, artesanato, construção de um instrumento musical de percussão criado na África, além da culinária e muito samba.
As atividades serão realizadas das 14h às 17h, no Parque da Cidade. Neste mês, o programa Museu Vivo vem destacando as manifestações culturais de referência afro-brasileiras, como forma de fortalecer o diálogo com o público.
Sobre o movimento Nhô Arruda
O Movimento Cultural Nhô Arruda foi criado em fevereiro de 2019, como proposta de vivência cultural que se fundamenta na história da família de Robson Vieira Lopes.
Integrantes da sua família narram, aos visitantes do Espaço Cultural Nhô Arruda, suas memórias, batuques, modos de cozinhar, de plantar e de cultivar.
Robson é integrante da Comissão de Acompanhamento do Dossiê de Registro das Matrizes do Samba de Bumbo Paulista, realizado pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Atualmente, o movimento vem produzindo materiais didáticos sobre a tradição familiar (inclusive virtuais), realizando vivências de Samba de Bumbo Paulista e apresentações.
Serviço
Museu Vivo - Com movimento Nhô Arruda
Datas: 20/11
Horário: 14h às 17h
Local: Museu do Folclore de São José dos Campos
Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 - Santana - Parque da Cidade - São José dos Campos