Netweaving na Prática: Business Friends propõe reciprocidade entre empresários

Usar o próprio conhecimento para alavancar o negócio de outra pessoa é uma forma de construir uma rede colaborativa e gerar valor para as empresas

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Netweaving na Prática: Business Friends propõe reciprocidade entre empresários
Netweaving
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Ampliar conexões no mercado de trabalho vai além da simples troca de cartões. Em um cenário empresarial cada vez mais interconectado e diversificado, a habilidade estratégica de cultivar relacionamentos é essencial para o sucesso. 

Foi nesse contexto de busca por conexões mais significativas que surgiu a comunidade Business Friends, fundada pelas empresárias Karla Giovana (mentora, palestrante e escritora), Camila Bruno (CEO do grupo AURLife), e Aline Almada (CEO do grupo Mil).

Na comunidade, empresários promovem a troca de conhecimentos e buscam fortalecer laços através da prática do Netweaving, uma abordagem diferente do Networking. 

NETWEAVING X NETWORKING

O termo Netweaving foi usado pela primeira vez em 2003, pelo autor norte-americano Robert Littel, no livro “The Heart and Art of Netweaving”. Na tradução literal do inglês, net significa rede, enquanto weave quer dizer tecer ou entrelaçar. 

Ao contrário do Networking – que prioriza a construção de uma rede de contatos com benefícios a curto prazo – o Netweaving propõe uma troca sem expectativas. A ideia é que empresários utilizem a própria experiência para impulsionar os negócios dos outros, sem esperar retorno imediato. Ao criar uma rede de contatos forte e colaborativa, todos os participantes se beneficiam em algum momento. 

"É construção de relacionamentos e conexões profissionais baseados na reciprocidade. Você entrega o ouro para contribuir com aquela pessoa e assim você gera valor no seu relacionamento", explica Camila Bruno, uma das fundadoras do grupo. “A filosofia do Business Friends é: quanto mais se compartilha, mais se multiplica”, complementa outra fundadora do grupo, Karla Giovana.

EMPREENDEDORISMO FEMININO

A criação da Business Friends por três mulheres empresárias reforça o avanço do empreendedorismo feminino, uma tendência crescente no Brasil e no mundo. Apesar de contar com a participação de homens, a comunidade propõe inspirar outras mulheres a também prosperarem em seus negócios. 

Para as fundadoras da Business Friends, às vezes a posição de empresária é muito solitária. “Por isso é bom ter por perto outros líderes que precisam avançar em seus negócios, mas que gostam de compartilhar conhecimento, experiência e apoio”, explica Karla. 

Segundo pesquisa do Sebrae, divulgada em 2023, com base em dados do IBGE, as mulheres empreendedoras representam 34,4% dos negócios formais do Brasil, o que equivale a mais de 10 milhões de empresas.

Ainda há menos mulheres em cargos de liderança, mas a evolução é contínua. Segundo o Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group, em parceria com o Insper, 17%  das posições de presidência eram ocupadas por mulheres em 2023. Em 2019, eram apenas 13%.

Outra tendência de crescimento é na vice-presidência das empresas: em 2017, as mulheres representavam apenas 18% das vice-presidências e atualmente representam 34%.  

OPORTUNIDADE PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS

Para realizar um netweaving eficiente e fortalecer seus negócios, os empresários devem aprender a se posicionar de maneira estratégica. 

O programa de embaixadores da Business Friends oferece a eles a oportunidade de se destacarem como autoridades e promoverem uma cultura de aprendizado contínuo. Ao participarem da comunidade, os membros têm acesso a uma variedade de recursos, como encontros periódicos, workshops, palestras, mentorias e ensinamentos destinados a auxiliar no empreendedorismo e no alcance do sucesso.

“É muito mais do que uma comunidade ou uma empresa, é um movimento, um ecossistema. Temos a missão de impactar vidas”, conclui a fundadora Camila.  

Para participar da comunidade acesse: www.businessfriends.com.br

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