O poder de escolher silenciar

Silencio não é ausência de barulho

Conteúdo de Marca

O poder de escolher silenciar
Cesar Di Lascio Meditação
Divulgação

A busca pelo silêncio principalmente o silêncio interno pode ser extremamente benefício não apenas para a mente mas também para as emoções e para o próprio corpo.

Existe uma ideia de que o silêncio é equivalente a ausência de barulho logo em um ambiente em que não ouço nada teoricamente seria um ambiente silencioso porém o barulho que mais incomoda provavelmente está dentro de nós o ruído de nossa propriamente que é imperceptível aos ouvidos e tão desgastante para todo o nosso corpo.

É no silêncio que somos capazes de ouvir aquilo que realmente importa ouvir o nosso corpo e perceber se estamos cansados se estamos dispostos se estamos tristes ou alegres. Já percebeu que  é muito comum que uma pessoa passe algumas horas sentindo um desconforto físico sem nem mesmo perceber que ele está ali por estar distraído.

O silêncio não vem da sorte nem do acaso mas sim da determinação e de uma intenção clara em criar ambientes padrões e comportamentos que nos permitiram estar no momento presente ouvindo aquilo que realmente importa podendo assim desfrutar das coisas boas que muitas vezes já estão acontecendo em nossa vida e por mera distração não somos capazes de desfrutar.

A ausência do silêncio nem sempre é prejudicial em momentos de celebração de extrema criatividade de muita produtividade esse ruído interno e externo pode ser muito útil e até bem-vindo o ponto central é conquistar o equilíbrio aprender o caminho que nos permite chegar ao silêncio quando assim nós desejarmos.

Existem várias práticas que nos permitem desenvolver a habilidade de criar e desfrutar o silêncio de uma forma leve e divertida e a primeira delas é simplesmente perceber quanto barulho existe ao nosso redor na forma de distração podendo ser sons aparelhos eletrônicos excesso de trabalho ou então barulho interno como excesso de pensamentos preocupações exageradas com o futuro dificuldade em desapegar do passado. Perceber a ausência do silêncio é sem dúvida um primeiro ótimo passo para caminhar em direção a ele.

Um segundo passo pode ser intencionalmente criar ambientes benéficos em momentos específicos ao longo do dia criar um ambiente silencioso aonde você possa estar sozinho você com você mesmo e isso pode ser feito mesmo estando na companhia de outras pessoas porém tendo a intenção clara de olhar para dentro e focar em você, é preciso também criar esse espaço interno focando toda a sua atenção em apenas uma coisa talvez uma música relaxante ou até mesmo apenas na sua respiração toda vez que você perceber que você se distraiu você intencionalmente escolhe retornar o seu foco, como tudo na vida quanto mais treinamos mais fácil fica.

Esse breve exercício proposto acima nada mais é do que uma prática de meditação o que mostra que a meditação é muito mais simples do que se imagina, tendo trabalhado nos últimos 20 anos ajudando pessoas a incorporarem a prática de meditação na sua vida eu tenho percebido que a ideia é equivocada de que temos que ficar longos períodos de tempo sentados de pernas cruzadas de olhos fechados, que esta é uma atividade para pessoas que têm uma vocação calma e tranquila é um dos principais obstáculos para o início da prática da meditação.

Se você assim como eu sente que é benéfico encontrar um espaço agradável e confortável na busca do silêncio interno pode se beneficiar das inúmeras práticas e modalidades disponíveis no Espaço Germinar Temos práticas para te ajudar a encontrar esse silêncio nas mais variadas formas algumas introspectivas com aulas de meditação formal mas temos também formas ativas onde através dos movimentos do corpo caminhamos em direção a esse silêncio interno  dentro da nossa metodologia existem 54 meditações distintas para iniciantes e nós podemos te ajudar a encontrar a melhor para você.

Nosso lema é a “Vida é para ser boa” E para isto não é preciso que tudo seja perfeito mas apenas que você tenha Liberdade de escolher Estar presente para poder desfrutar de todas as coisas boas que já existem na sua vida ou escolher se desapegar daquilo que te incomoda mesmo que ainda você não identifique o que é. Vamos praticar?

Para saber um pouco mais sobre o trabalho de Cesar Di Lascio, clique aqui.

Mais notícias

Carregar mais