Oito municípios do Vale do Paraíba já aderiram ao consórcio público para compra de vacinas, que são: São José dos Campos, Jacareí, Caraguatatuba, Queluz, Paraibuna, Pindamonhangaba, Cruzeiro e Guaratinguetá.
As prefeituras têm até sexta-feira (05/03) para aderir ao consórcio. Depois disso precisa haver o trâmite no legislativo de cada cidade aprovando a participação. Este projeto de lei precisa ser enviado até o dia 19 de março à Frente Nacional de Prefeitos.
O presidente da Frente, Jonas Donizete, conta que não há concorrência com o governo federal para suprir a falta de vacinas: “Não é uma competição com o governo Federal, é um auxílio, é um trabalho conjunto. Nós queremos ir atrás de caminhos, conseguir mais marcas de vacinas para poder imunizar a população. Só com isso nós vamos voltar à normalidade”, frisou o ex-prefeito de Campinas.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, disse que se for necessário vai recursos da cidade para adquirir os imunizantes. “Caso o governo Federal não faça o repasse para custear essas vacinas, Caraguatatuba vai sim dispor de recurso próprio, do tesouro municipal para gente adquirir essas vacinas”, ressaltou Aguilar.
Entre os municípios consultados pela reportagem, Ubatuba e São Sebastião não irão aderir ao programa municipal de vacinas. Caçapava e Taubaté ainda avaliam.