Band Vale

Onda de frio aumenta venda de pratos quentes no Vale do Paraíba

Moradores e turistas procuram estabelecimentos que oferecem essas refeições

Redação Band Vale

Onda de frio aumenta venda de pratos quentes no Vale do Paraíba
Onda de frio aumenta venda de pratos quentes no Vale do Paraíba
TV Band Vale

O alerta para a chegada de uma onda de frio até o próximo final de semana anima os comerciantes da região. Moradores e turistas apostam em comidas quentes e procuram estabelecimentos que oferecem essas refeições.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que a mínima fique em torno de 4°e 6°durante o fim de semana. Grande parte dos estabelecimentos que vende pratos mais consumidos no inverno registra aumento na procura por pratos quentes.

Um restaurante em São José dos Campos que já possui várias opções de caldos e sopas no cardápio já registrou um aumento significativo nas vendas segundo André Becker, o sócio proprietário do estabelecimento:

“As pessoas procuram nosso restaurante pela tradição que nós temos em massas, em caudas e cremes. Nos tivemos um aumento significativo na demanda, e todo ano é assim. Este ano como chegou o friozinho mais cedo, pra nós está sendo ótimo.”

Com o aumento do frio nesta última semana, André também afirma que já foi possível sentir o aumento da procura, principalmente pelo delivery:

“Com esse frio a pessoa fica com preguiça de sair de casa, então anima a fazer o pedido pelo delivery. Nós estamos agora com bastante pedido de entrega, aumentou em torno de 20% só essa semana a demanda pela entrega.”

Outro item que o consumidor brasileiro ainda alia fortemente a períodos mais frios do ano é o consumo de vinho. Marcelo de Moraes é diretor de um restaurante onde a venda de vinhos ganha destaque no cardápio durante o frio. Ele diz que a procura pela bebida já registra aumento com a queda de temperatura na região.

“A gente percebe nas vendas que em períodos mais frios o consumo de vinho tinto aumenta.”

Queda de temperatura

A defesa civil do estado de são paulo alerta a população para a chegada de uma onda de frio que atingirá o estado durante essa semana. 

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio deve avançar por são paulo derrubando as temperaturas, com mínima prevista de até 1°C na serra da mantiqueira.

Para o interior do estado, está previsto entre 3°e 5° graus. Já no litoral, a previsão será de frio intenso, com temperatura mínima de 10°C, além de ventos de até 75 km/h, o que aumenta a sensação de frio.