Uma operação policial, com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou um caso de furto de energia em uma padaria localizada no bairro Jardim Sonia Maria, em Taubaté. A ação foi realizada na quarta-feira (28)
O proprietário do estabelecimento deverá responder pelo crime de furto de energia, conforme previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena para esse crime pode variar de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa.
Além das sanções criminais, o proprietário também será responsabilizado financeiramente, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo obrigado a pagar por toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além dos custos administrativos envolvidos.
A operação foi conduzida pela Polícia Militar, enquanto os técnicos da EDP identificaram o desvio de energia no local. A estimativa é de que o prejuízo causado pela energia furtada seja superior a R$ 5 mil. O local passou por perícia após a descoberta da irregularidade.