Band Vale

Operação Policial desarticula esquema de desmanches clandestinos em SJCampos

Nos locais, ocorria a comercialização de peças sem os selos de rastreabilidade obrigatórios do Detran; os proprietários foram presos na ação

Redação Band Vale

Operação ocorreu em São José dos Campos
Operação ocorreu em São José dos Campos
Divulgação/ Polícia Civil

Dois homens foram presos durante uma operação policial deflagrada nesta quinta-feira (28) com o objetivo de combater os roubos e furtos de veículos na região metropolitana do Vale do Paraíba, em colaboração com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Durante a ação, os policiais civis acompanharam uma fiscalização realizada pelos agentes do Detran em dois estabelecimentos comerciais em São José dos Campos.

Os proprietários do estabelecimentos acompanharam toda a operação. Durante a fiscalização os policiais civis encontraram duas peças veiculares do tipo "alma de para-choque", as quais continham etiquetas de identificação com números de chassi de veículos de origem. Após consulta aos bancos de dados do Detran, verificou-se que ambas as peças estavam relacionadas a veículos que constavam como furtados em boletins de ocorrência registrados pela autoridade policial competente.

A análise dos locais indicou que se tratavam de desmanches clandestinos de veículos, onde ocorria a comercialização de peças sem os selos de rastreabilidade obrigatórios do Detran. A operação demonstrou que a atividade comercial nos estabelecimentos não se tratava de uma situação ocasional, mas sim de um empreendimento habitual.

Diante das evidências, os donos dos estabelecimentos foram preso em flagrante pela prática do crime de receptação qualificada. As peças identificadas como produtos ilícitos foram apreendidas e periciadas, enquanto os estabelecimentos foram lacrados pelos agentes do Detran para evitar a remoção ou comercialização de mais peças sem autorização.

Considerando a gravidade dos fatos e o risco que a manutenção dos indiciados em liberdade representa para a efetividade da persecução criminal e para a segurança pública, a Polícia Civil do Estado de São Paulo solicitou a conversão da prisão em flagrante dos suspeitos em prisão preventiva. A medida visa coibir a prática de receptação de veículos na região, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e para a proteção dos bens jurídicos tutelados.

Tópicos relacionados