O IESP (Instituto de Excelência em Saúde Pública) que gerencia algumas UPAs do município de Taubaté, informou que está novamente com pagamentos atrasados por parte da administração.
Sobre o atraso no pagamento, a Prefeitura afirmou, em nota, que o dinheiro já estava disponível na quarta-feira (10), mas o repasse não foi feito por um problema no sistema, que não realizou a operação.
O executivo disse também que a direção do IESP foi comunicada. A gestão, no entanto, diz que foi notificada e aguarda o pagamento.
Nesta quarta o Grupo Band Vale teve acesso a uma circular interna de atraso de pagamento aos trabalhadores da UPA. Vale dizer que o ajuste das contas da saúde é um dos desafios do novo secretário de saúde do município, Alexandre Vargas, nomeado na semana passada.
No ano passado, a saúde foi uma das áreas mais afetadas por falta de pagamentos feitos pelo executivo. O HMUT, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté, por exemplo, desde agosto de 2023 atende apenas casos de urgência e emergência. O atendimento ambulatorial segue suspenso.