Band Vale

Pandemia faz crescer o número de motoristas que exercem atividades remuneradas

De acordo com o Detran-SP, o número cresceu 22% no período da pandemia; motoristas de aplicativo são o principal destaque do estudo

Lucas Rodrigues, Rádio Band Vale FM

Pandemia faz crescer o número de motoristas que exercem atividades remuneradas
Pandemia faz crescer o número de motoristas que exercem atividades remuneradas
Divulgação/ Detran-SP

O aumento do número de motoristas por aplicativo - seja de transporte ou setor de entrega - é um termômetro da situação econômica do Brasil em meio a pandemia da covid-19.

Dados divulgados pelo Detran-SP, apontam que o número de pedidos para inclusão do EAR (Exercício de Atividade Remunerada) na CNH, aumentou 22,3% só na região de São José dos Campos. Os números são referentes ao período de maio de 2019 a maio de 2021. 

Atualmente há 53.863 habilitações registradas na base do Departamento Estadual de Trânsito com essa informação em seus prontuários. Em maio de 2019, eram cerca de 44.013. Já o Estado de São Paulo, registrou no mesmo período um aumento de 10,7% nos pedidos de inclusão do EAR nas CNHs.

A inclusão dessa observação na carteira de motorista, é necessária para qualquer tipo de condutor que faça renda utilizando seu veículo - sejam taxistas, caminhoneiros, motoboys ou aqueles que dirigem para aplicativos de transporte de passageiros. As duas últimas categorias, inclusive, são as que puxaram essa alta, segundo o Detran.

A pandemia e o isolamento social, fizeram com que as pessoas utilizassem mais os serviços de entrega, o que fez crescer a demanda por esses profissionais com EAR na CNH.

Os dados se refletem na pesquisa da Associação Brasileira Online to Offline feita em 2020. Os dados mostram um aumento de 538% de novos colaboradores cadastrados nas empresas de delivery.

O motorista interessado em incluir o EAR em sua habilitação pode dar início ao processo de forma totalmente digital, no site do Detran.SP ou no aplicativo do Poupatempo.