Band Vale

PF apreende arsenal e conduz fazendeiro condenado por homicídio em Lavrinhas

Crime ocorreu em 30 de agosto de 2014 após disputa por terras em Lavrinhas

Redação Band Vale

Ação ocorreu nesta quinta-feira (28)
Ação ocorreu nesta quinta-feira (28)
Divulgação/ PF

A Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão em uma propriedade rural localizada na cidade de Lavrinhas nesta quinta-feira (28). O mandado foi expedido pela Justiça Federal de Guaratinguetá com o intuito de aprofundar investigações sobre condutas de falsidade ideológica e estelionato majorado relacionadas ao recebimento indevido do auxílio emergencial.

O alvo da ação policial é um fazendeiro da região, já condenado a 12 anos de prisão em sessão plenária do Tribunal do Júri de Cruzeiro, ocorrida em dezembro de 2023, por um homicídio praticado em 2014. Além disso, o investigado havia sido indiciado pela Polícia Federal por estelionato em 2020.

Durante a diligência, os policiais federais encontraram um extenso arsenal de armas de fogo, incluindo uma pistola, espingardas e escopetas, além de uma grande quantidade de munições, algumas delas de calibre restrito de acordo com a legislação vigente. Todo o material apreendido estava sem registro perante os órgãos competentes.

Diante da apreensão do arsenal, o investigado foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro/SP e autuado em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito, crime sujeito a penas de até seis anos de reclusão, permanecendo à disposição da justiça para os procedimentos cabíveis.

O crime, ocorrido em 30 de agosto de 2014, às 10h50, na Fazenda Boa Vista, defronte ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, envolve um fazendeiro que, alegadamente, tirou a vida de seu vizinho em meio a uma disputa por terras.