A Polícia Federal prendeu três homens na manhã deste sábado, 5, em uma operação contra contrabando ilegal de cigarros, em Guaratinguetá. Segundo a PF, um dos envolvidos já foi alvo da operação "Fumus Peregrinatur" (leia mais abaixo).
Hoje, três carros também foram apreendidos, além de R$ 4 mil em espécie e uma arma de fogo. Uma carga de cigarros também ficou retirada pelos agentes da polícia. A operação está em andamento e um balanço deve ser divulgado pela Polícia Federal ainda neste sábado.
Operação 'Fumus Peregrinatur'
Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da operação "Fumus Peregrinatur", com a finalidade de aprofundar as investigações de crimes de contrabando de cigarros importados ilegalmente do Paraguai e comercializados na região do Vale do Paraíba. A primeira fase da operação ocorreu em novembro de 2021.
Na segunda fase da operação, 30 policiais federais deram cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão, além de medidas de constrição patrimonial nas cidades de Cachoeira Paulista, Aparecida e Potim. Durante a operação, os policiais federais localizaram, em um endereço situado na cidade de Aparecida/SP, grande quantidade de cigarros paraguaios. Três indivíduos foram presos em flagrante.
Segundo a PF, primeira fase da operação revelou a existência de uma associação criminosa, composta por um núcleo familiar, que atua de maneira estruturada a fim de praticar o contrabando de cigarros. A segunda fase, visa aprofundar as investigações em torno das relações entre os membros do grupo criminoso e agentes públicos.