O município de Pindamonhangaba entrou em estado de atenção nesta sexta-feira (25) após registrar um acumulado de 94,6 mm de chuva nas últimas 48 horas. De acordo com o Sistema Integrado de Defesa Civil do Estado de São Paulo (SIDEC), cidades com índice pluviométrico igual ou superior a 80 mm em 72 horas passam para o nível de atenção.
Com as chuvas intensas do dia 24 de outubro e da madrugada do dia 25, Pindamonhangaba registrou sete ocorrências de emergência, incluindo oito quedas de árvores, que foram distribuídas em bairros como Lessa, Vale das Acácias, Goiabal, Parque Ipê, Vila Prado, Pinhão do Una e Jardim Resende (onde houve duas quedas). Além disso, uma barreira cedeu na estrada das Bicas, na região do Ribeirão Grande.
A Defesa Civil agiu para desobstruir as vias afetadas pelas quedas de árvores ainda na quinta-feira (24). Em relação à queda de barreira, funcionários do Departamento de Manutenção e Conservação Rural, da Secretaria de Governo e Serviços Públicos, estão atuando na retirada de terra, drenagem e reabertura da estrada das Bicas para garantir a segurança e o tráfego no local.